FRASES

O QUE PAULO CÂMARA NÃO CUMPRIU NA EDUCAÇÃO



Entre propagandas políticas e planos de campanha, Paulo Câmara fez promessas que agora em pleno ano de 2018 estão longe de ser completamente cumpridas, sequer foram iniciadas, ou até mesmo foram desmentidas no início de seu mandado. O caso mais lembrado por ser sua primeira promessa desmentida tão logo assumiu, foi a passagem a 2,15 reais em bilhete único para todos, que depois foi dito que teria sido, somente um exemplo de valor, para a tarifa única que ele queria implementar e mais um ideal a ser buscado pelo seu governo do que um valor real a ser praticado.

Aqui levantamos as promessas de seu plano de governo, o porque em sua maioria não foram cumpridas. Dessa vez focamos na educação, mas em breve lançaremos matérias de cada uma das pautas de seu governo para avaliar o quanto delas foram concretizadas.


 PLANO DE GOVERNO

    • Implantação do Fundo Estadual de Apoio à Nova Escola Integrada, com o objetivo de cofinanciar, em parceria com os municípios, o acesso à escola, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, garantindo a qualidade da aprendizagem, a alfabetização das crianças e a prevenção do abandono escolar nos anos subsequentes


Meta parcialmente cumprida. Deve ser ressaltado aqui, que a implementação do fundo foi abandonado. Embora ele tenha feito a  parceria com os municípios, não destinou nenhum fundo para tal.

    • Ampliação do acesso à educação integral

Não cumprida. Embora 20 escolas tenham entrado para o programa de educação integral, até o momento, a quantidade não é suficiente para que a proposta tenha sido cumprida, principalmente porque na discriminação e detalhamento dela, a promessa propunha a universalização da educação integral e isso não ocorreu.

    • Ampliação do acesso à educação técnica e profissional

Não cumprida. Está no mesmo campo da escola integral, prometia se universalizar, mas não chegou nem próximo a isso, 3 escolas comuns foram transformadas em escolas técnicas até o fim do ano passado, mas não ouve um universalização.

    • Ampliação do acesso ao Ensino Superior

Meta cumprida. Prometendo somente o aumento do acesso ao ensino superior, conseguiu esse objetivo aumentando o números de vagas disponibilizadas.

    • Valorização dos profissionais de educação

Meta parcialmente cumprida. Essa meta é muito ampla e pode ser considerada como parcialmente cumprida. Mas apenas porque dentre seu plano de governo prometia contratar mais professores e realizar concurso público. Toda a parte relacionada a salário dos professores foi descumprida. Lembrando que Paulo Câmara prometia aumentar para 4 mil reais o valor do piso salarial de professores de escolas de referência e ensino técnico, como também dobrar o piso salarial dos demais professores. Tanto não foi cumprida essa meta, como durante seu mandato, houve greves dos professores, tendo a última ocorrido em Maio de 2018, não tendo sido a primeira do ano.

    • Modernização pedagógica

Meta parcialmente cumprida. Essa é mais uma das promessas que tem muitos pontos a serem cumpridos. Mas sua principal bandeira não alcançou a meta, o Programa de Intercâmbio Ganhe o Mundo, prometia ter 3 mil alunos por ano e não cumpriu essa meta mesmo tendo sido ampliado, contudo, recentemente, 13 de Agosto de 2018, abriu 15 mil vagas em edital.

    • Acessibilidade

Meta cumprida. Não existe aqui uma meta em números, não se coloca a quantidade de obras, ou quais obras que seriam realizadas para promover a acessibilidade, nem quantas crianças de comunidade específicas, índios, quilombolas, ciganos, seriam contemplados nessa promessa de governo. Devido a essa falta de descrição a meta pode ser considerada cumprida.

    • Melhoria da gestão da Rede Escolar

Meta cumprida. Ouve um aumento no investimento da infraestrutura da escola básica, como também uma parceria com o setor privado que ajudou desenvolver melhorias nessa área;

Como você pode ler na matéria, a maioria das promessas do plano de governo de Paulo Câmara na área da educação, estão parcialmente cumpridas, ou não cumpridas. Sendo que as que ele conseguiu cumprir prometiam melhorias, ou aumento, sem definir nenhum valor a ser alcançado.

Acesse o plano de governo de Paulo Câmara aqui.

Por Alice Drake

Enviar um comentário

0 Comentários