FRASES

O QUE PAULO CÂMARA NÃO CUMPRIU – TRANSPORTE PÚBLICO



Possivelmente a área em que Paulo Câmara esteve mais longe de cumprir todas as metas. Chegou a prometer em diversos vídeos de propaganda política, mesmo que não esteja escrito isso em seu plano de governo, a tarifa única a 2,15 reais.



Uma das primeira coisas que Paulo Câmara disse ter descoberto ao assumir, foi que as finanças do Estado de Pernambuco e a situação econômica do país impossibilitariam a tarifa única ao valor 2,15 reais e que essa ainda seria a meta do seu governo, hoje porém qualquer tentativa de baixar o valor da passagem foi abandonado. Devemos também lembrar que na época que Paulo Câmara montou seu plano de governo, fez suas promessas de campanha e vídeos em propagandas políticas, já se sabia que o país estava em crise, mesmo assim seu plano de governo e propaganda política sempre descartaram a possibilidade de que os valores que ele estava propondo não fossem possíveis de se alcançar. Isso mudou somente após ter assumido. 


MOBILIDADE URBANA

  • Racionalizar a Rede de Transporte Público Urbano

Não Cumprida. Nessa parte do plano de governo se prometia um estudo para que as linhas de ônibus fossem modificadas a ponto de disponibilizar integração de passagem, mesmo fora dos terminais, a integração fora dos terminais não existe, já que o bilhete único nem chegou a ser criado.

  • Implantar novos corredores exclusivos

Não Cumprida. Corredor de BRT ou VLT na Avenida Norte, deveria ser uma parceria com a Prefeitura do Recife, mas foi repassado para prefeitura de Recife e não teve nenhum avanço até o momento. A criação do corredor de BRT na BR 101 foi totalmente paralisado. Não foi concluído o Corredor Leste – Oeste do Terminal Integrado de Camaragibe à Av. Caxangá, essa obra era uma promessa para copa do mundo que depois se tornou uma promessa de Paulo Câmara, mas até hoje não foi concluída. Sobre os estudos da criação dos novos corredores, não podemos nem afirmar nem negar que eles foram realizados.

  • Implantar o Bilhete Único com Tarifa Única, beneficiando os usuários de transporte público da Região Metropolitana do Recife

Não Cumprida. Ainda em Janeiro desse ano estavam estudando a possibilidade de uma tarifa única somente para a Região Metropolitana de Recife.


  • Implantar o Passe Livre para estudantes da Rede Estadual de Ensino

Parcialmente Cumprida. A promessa era para Rede Estadual. E foi aplicada apenas em Recife.

  • Ampliar e integrar os modais

Não Cumprida. Não houve nem a integração entre o sistema de ônibus do estado de Pernambuco, muito menos a integração entre outras formas de transporte público. No caso essa promessa tinha a intenção de integrar diferentes modos de transporte público, como metrô, trem, ônibus e embarcação, articulando-os com meios não motorizados, como o cicloviário e essa integração não exite.

  • Apoiar os municípios de médio e grande porte na elaboração de plano diretor de mobilidade urbana

Cumprida. Pelo que foi verificado, alguns municípios declararam que tiveram o apoio do governo de Pernambuco em seu plano diretor de mobilidade.


Informamos também nessa matéria que sabemos da existência do VEM, Vale Eletrônico Metropolitano, que é uma tipo de bilhete único da região metropolitana de Recife, mas ele existe muito antes de Paulo Câmara se candidatar e é apenas funcional na região metropolitana de Recife.  Foi nesse bilhete que foi disponibilizado o programa passe livre do Governo de Paulo Câmara e por isso só existe em Recife. Demais municípios tiveram pedidos de passe livre estudantil e ampliamento desse benefício sendo realizados por vereadores.

 


Acesse o plano de governo de Paulo Câmara aqui.

Por Alice Drake






Enviar um comentário

0 Comentários