FRASES

ARTISTAS CONTRA O QUE?



Há alguns dias na internet vem sendo divulgado um movimento contra Bolsonaro, envolvendo artistas e famosos, que tem evitado divulgar seu voto, mas que estavam, em sua maioria, nas passeatas ou manifestações, virtuais, ou físicas, Lula Livre.

Algumas pessoas reparam que os artistas que estão envolvidos nessa hashtag (#), são os mesmos artistas que usam de dinheiro público para fazer seus show, gravar seus CDs e se promoverem como artistas. As leis de incentivo cultural que eles utilizam para se promover, foram criadas inicialmente para incentivo cultural, para promover artistas que estariam começando, não tivessem patrocínio, sustentasse a carreira com o próprio dinheiro, proveniente de algum outro emprego, ou trabalho informal e necessitassem de uma ajuda para divulgação, para serem vistos e até viabilizar obras que poderiam não despertar o interesse de empresários para patrocinar, por serem para um público muito pequeno, ou voltado a apenas uma região do país, como livros que contam histórias de uma cidade, documentários que falam sobre alguma tribo, etc. Além de facilitarem o acesso a cultura a todos, como levar peças a áreas afastadas das grandes cidades, shows em cidades pequenas, bairros de periferia, etc. Logo esses programas de incentivo mobilizaram pessoas que se profissionalizaram em criar projetos que seriam aprovados e achar empresas que estariam dispostas a acolher a proposta já aprovada. Isso virou uma troca de marketing para empresa, para convencer-las destinar essa parte do imposto que é permitida para cultura, se trata de uma porcentagem que depende da lei usada, do tipo de investimento, doação, ou patrocínio, tipo de pessoa, física, ou jurídica, são várias variáveis. Toda essa movimentação transformou os grandes e famosos artistas em principais beneficiados de leis de incentivo, como a lei Rouanet. Pois os empresários entendiam como mais vantajoso para eles investir em alguém que tivesse mais público, do que nas propostas que deveriam ser as beneficiadas desde o início.

Bolsonaro, já vem há muito anunciando que pretende reformular principalmente a lei Rouanet, para que ela volte aos seus moldes iniciais de apoiar artistas iniciantes. Os artistas se recusam a anunciar para quem são seus votos, mas se dizem contra Bolsonaro. Esses artistas estiveram em passeatas e festivais, manifestações, virtuais ou físicas, Lula Livre e são também os mesmos artistas que tem os maiores aprovados para arrecadação de seus shows, CDs, livros, etc.

Vale então aqui uma reflexão de o que exatamente esses artistas são contra, se as costumeiras acusações relacionadas ao discursos e declarações de Bolsonaro, nunca ligados as suas propostas, ou a uma proposta real de Bolsonaro que mudaria a forma como esses artistas têm de planejar sua arrecadação, patrocínio, lucro e viabilizar suas carreiras.

Por Alice Drake

Enviar um comentário

0 Comentários