FOLHA PRODUZ FAKE NEWS



Folha publica matéria com título que dizia que: “Ex-mulher afirmou ter sofrido ameaça de morte de Bolsonaro, diz Itamaraty”, embora seu título seja desmentido em seu próprio texto, eles escolheram criar um título, em meio as eleições, que induzissem ao erro os leitores, além de uma matéria que não tinha motivos para existir, já que ela mesmo se nega. Para reforçar mais ainda seu erro a folha chegou a publicar a matéria nas redes sociais com a foto do vídeo em que Cristina Bolsonaro (como Ana Cristina Valle ex-mulher e em campanha para deputada federal e para Bolsonaro, se apresenta no momento) desmentia a notícia falsa.

Toda a matéria foi baseada no que o ex-embaixador teria escrito, por algo que ele teria ouvido do vice-cônsul, que teria escutado do atual marido de Ana Cristina Valle ter dito. E na própria matéria Ana Cristina diz ter perguntado isso a seu marido e ele ter negado. Além dela mesmo desmentir a acusação de ameaça de morte. A afirmar que os dois se desentenderam pois Bolsonaro teria confundido uma viajem de férias, com ela se mudar para Noruega com o filho deles.

Na época da acusação da matéria, Ana Cristina Valle e Bolsonaro, brigavam judicialmente por ela ter levado o filho para Noruega sem o consentimento de Bolsonaro, para se levar um menor ao exterior, no caso de só um dos pais estar levando a criança é necessário que o outro registre autorização judicial, e essa seja portada por aquele que realiza a viajem.

Até o momento a Folha não se manifestou para retratar a notícia e continua compartilhando a desinformação. Lembramos também que essa não é a primeira nem a última notícia falsa que teremos até as eleições, e é necessário ler toda a informação para não ser enganado nem usado por nenhum veículo de informação.

Por Alice Drake

Comentários