O QUE PAULO CÂMARA NÃO CUMPRIU – SEGURANÇA


Até mesmo quando Paulo Câmara anuncia novos recursos para segurança, como a contratação de novos policias, não e incomum o governador dizer que: a situação está ruim. Recentemente em sabatina, chegou a culpar o aumento da violência no país, como motivo da violência ter aumentado em Pernambuco. 

Por isso analisamos aqui as promessas para o setor e quanto disso foi cumprido, para ver realmente quanto Paulo Câmara se comprometeu a melhorar a segurança do estado.

    • Interiorização do Pacto pela Vida

Cumprida. Constantemente Paulo Câmara tem se encontrado com os governos municipais, hora para cobrar que eles sigam medidas estabelecidas, hora para reafirmar parcerias e propor novas parcerias. Mas devemos lembrar que essa proposta prometia apenas que as parcerias seriam criadas, não estabelecia quantidade, nem indicava quais medidas seriam desenvolvidas.

    •  Ampliação das ações de prevenção

Parcialmente  cumprida. O Programa Governo Presente, chegou a ter sua expansão anunciada no começo desse ano. Mas o governador Paulo Câmara não cumpriu a promessa de que realizaria a construção de 20 COMPAZ e  repassou a responsabilidade para que as prefeituras finalizassem as obras que tinham sido iniciadas. A de Recife se encontra paralisada, pois até agora a prefeitura não tomou a responsabilidade de finalizar a obra começada e abandonada, e não há nenhuma previsão para que isso aconteça.
Sendo assim, ele cumpriu parcialmente essa proposta, pois ela tinha esses dois tópicos, mas o único que ele cumpriu. O Programa Governo Presente. Devemos lembrar novamente que teve sua expansão mais sigficativa anunciada no começo desse ano de eleição. 

    • Fortalecimento das ações de repressão qualificada

Parcialmente cumprida. O Governador não contratou os 8,500 profissionais que prometeu. Não contratou todos os profissionais que prometeu. Não fez todas as obras que prometeu. Não informou quantas câmeras existem atualmente funcionando, para que se possa avaliar se cumpriu a meta de 1,500. Sabemos que o governo Federal se propoz a oferecer auxílio e que o Governador já avia procurado a ajuda federal para a melhoria da segurança no estado de Pernambuco.
Vendo assim todos os tópicos dessa propostas, podemos entender que, toda vez que ele propõem uma meta quantitativa, da um valor a ser alcançado, ele não consegue chegar a esse número, ou omite informações que poderiam dizer se ele chegou em sua meta. Mas quando não estabelece quantidades, e propõem apenas que fará algo referente a um tópico ele cumpri.
Sendo assim, entre tópicos cumpridos e tópicos não cumpridos, essa promessa pode ser considerada como parcialmente cumprida.

    • Qualificação das ações de ressocialização

Parcialmente cumprida. Foi realizado a contratação de agentes socioeducativos, foi implementado o programa de qualificação desse agentes.  Foi criado um programa para reinserção social de engressos da FUNASE.
Mas o  programa Pernambuco Batente se encontra parado, existe um programa com o mesmo nome, para ensino de cursos para população carente, mas na promessa ele seria implemantado nos presídeos e nada foi falado sobre isso até o momento.
Recentemente em auditoria realisada pelo TCE de Pernambuco nos presídios, ouve a recomendação da criação, ou adequação de espaço para cursos profissionalizantes. O que indica que a medida de ampliar a oferta de cursos profissionalizantes não foi cumprida, já que o sistema prisional não oferece nem mesmo o espaço considerado adequado pra realização do curso.
E sobre a parceria com os setores privados, hoje se fala muito mais em privatização do sistema prisional de Pernambuco, do que em qualquer parceria para estágios e emprego.

    • Melhoria da infraestrutura para a atividade policial e para o sistema socioeducativo

Parcialmente Cumprida. Parte das obras prometidas foram entregues, e não ouve um quantidade estipulada no plano de governo. Mas, relembrando aqui, que no final de 2017, o TCE fez uma vistoria no sistema prisional de Pernambuco e encontrou inregularidades recomendando que o fosse ampliado a quantidade de vagas. Que é exatamente o que essa promessa faria.
O segundo tópico dessa promessa que seria de construir o Centro Integrado de Polícia Científica de Pernambuco, nunca foi nem iniciado, ou chegou a ser discutido que seria realizado e nada se sabe se será realizado. Em entrevista recente Paulo Câmara chega a desconversar sobre o assunto, dizendo que outras medidas seriam realizadas.
 A interiorização Corpo de Bombeiros Militar no Estado, foi realizada.

    • Valorização da carreira dos profissionais de segurança

Não Cumpriu. Nesse tópico devemos lembrar que houve uma negociação de aumento salarial em 3 parcelas no ano 2017, que em 2018 se previa um aumento salarial para a PM de Pernambuco. Mas houve uma greve antes desse aumento ser realizado, embora Paulo Câmara diga que o reajuste nada tem haver com a greve, mesmo com a crise que a greve instaurou.
Também nada foi realiza com relação as instalações do
Hospital da Polícia Militar do Recife.

Mas uma vez, como podemos ver até aqui em seu plano de governo, Paulo Câmara só consegue cumprir Pormessas em que não menciona nenhum valor, ou quantidade, onde apenas promete que algo será feito, que se ampliará sem informar o quanto, que se investirá, sem informar o quanto, que serão realizado obras sem detalhar quais.
Toda vez que Paulo Câmara fez uma promessa com valores reais. com a criação de um prédio já determinados no plano de governo, ele não cumpriu, ou repassou a promessa dele para que a prefeitura cumprisse. 



Por Alice Drake

Comentários