A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA, O VERDADEIRO GOLPE MILITAR



Em 1889 era proclamada a República, mas nossa república não foi construída e declarada em acordo, nem realmente começou em 1889, ou até mesmo nem Dom Pedro II foi derrubado de inicio em 15 de novembro de 1889. Ela foi um golpe militar e se instaurou realmente por plebiscito em 1993. 

A figura mais conhecida do golpe militar nem era republicano, Deodoro da Fonseca pouco antes do golpe disse a frase: "Os Brasileiros estão muito mal-educados para a República. Ruim com a Monarquia, pior sem ela". 

Deodoro da Fonseca como monarquista se recusou a derrubar Dom Pedro II por ser seu amigo e era contra que se anunciasse o ato como uma república instalada e o que motivou os militares ao golpe nem foi a República, mas sim os baixos salários e a forma como o exército estava se tornando algo de pouca importância para a Monarquia. Por isso Deodoro nem derrubou a Monarquia em primeiro momento, apenas tirou o ministro Visconde de Ouro Preto de seu cargo, mas depois iludido de que um de seus maiores inimigos Gaspar de Silveira Martins, seria indicado ao cargo de ministro, decidiu por mandar avisar que a República estava instaurada.

Outra figura importante na instauração da República Floriano Peixoto também não era Republicano por ideologia, apenas decidira por se tornar aliado a eles por causa da Lei Áurea e a Princesa Isabel. A verdade é que existia um perigo de que se a Princesa Isabel assumisse o trono, houvesse uma espécie de reforma agrária, sem esse nome na época, pois ela se relacionava com fortes nomes na inclusão dos negros na sociedade e acabará de assinar a Lei Áurea, que não era completa exatamente como forma de proteger a economia da época. 

Quero aqui também destacar que enquanto víamos militares tomando o poder e declarando a república, esses nunca teriam se unido se Quintino Bocaiuva, que eram jornalista e verdadeiramente Republicano, não tivesse articulado em todos os setores do exército, ele também ajudou a enganar Deodoro para que esse tomasse sua decisão final de declarar a República instaurada. 

Mas mesmo Deodoro tendo sido enganado para declarar a república, como o povo não compreendera o significado dessa ação e como as movimentações do golpe haviam sido confusas, decidiram que a República só poderia ser instaurada pela vontade do povo e se assim ele decidisse. Em plebiscito. Ou seja, da época do golpe militar, até que o povo decidisse tudo seria considerado governo provisório. 

Então além da República não ter sido realmente instaurada durante o golpe de 15 de novembro de 1989, porque Deodoro não quis derrubar Dom Pedro II em primeiro momento, como também deixaram para que o povo decidisse se realmente queria uma república ou uma monarquia em plebiscito em 1993, 104 anos após o golpe ter sido dado. O que significa que comemoramos a data de República com 104 anos de antecedência. Que tivemos 104 anos de uma República provisória. 

A nossa República não teve um início republicano, começou já prometendo uma infinidade de coisas que não pode cumprir, foi provisória durante muito tempo, passou por outras interversões militares e sempre visou um aumento do controle do Estado sobre o empresariado, sobre a economia e sobre os bancos. Não há nada a comemorar de república no dia 15 de Novembro.

Deixo aqui algumas recomendações, um vídeo para ser visto logo há seguir, o livro PARE DE ACREDITAR NO GOVERNO: PORQUE OS BRASILEIROS NÃO CONFIAM NOS POLÍTICOS E AMAM O ESTADO de Bruno Gaschagen e o livro 1889 de Laurentino Gomes. Esses livros vão lhe ajudar ainda mais a conhecer os reais acontecimentos que motivaram a nossa república provisória e porque a república que tivemos foi pior do que a monarquia que tínhamos, esses livros estão disponíveis na nossa livraria.


Por Alice Drake

Comentários