FRASES

POR ONDE COMEÇAR - COISAS PARA VOCÊ LER E SE TORNAR LIVRE



Novas pessoas estão entrando no canal do Movimento Cultural no Youtube, seguindo as nossas publicações no Facebook e acompanhando os artigos do Pierre Logan no Panelas Pernambuco, bem como também lendo nossas publicações por aqui e de tempos em tempos sergianistas atraídos pelo crescimento do movimento, do barulho causado pelas ideias de Pierre Logan e preocupados com que as pessoas em Panelas estejam adquirindo capacidade de questionar sem baixar a cabeça para o que Sérgio Miranda diz como certo aparecem para defender o rei nú e dizer como somos malucos por não estar pensando como eles, agindo como eles e defendendo os políticos como eles fazem, por que para os sergianistas, quanto mais você lê, aprende e pensa, mais errado você está. O que dá uma pista de como alguém que vá contra eles, está no caminho certo.

Escrevo aqui hoje para recomendar 4 artigos que Pierre escreveu quando estava começando no Panelas Pernambuco, lá de 2014, onde ele trata sobre exatamente o comportamento contrário ao da liberdade, que explicam porque tanto interesse dos sergianistas em que você não estude, não pense e obedeça. Espiral do Silêncio. A cidade e os cinco macacos. Panelas e o mito da caverna. Os idiotas úteis.

Em Espiral de Silêncio, Pierre cita um estudo que explica porque ficamos quietos quando estamos certos ao lado de pessoas que estão erradas, mesmo sabendo que estamos certos, só porque somos minoria na questão. Como nos autocensuramos por medo de sermos excluídos do convívio familiar e social por não concordarmos com a maioria. Na época Pierre citou o estudo sem saber se o livro tinha tradução, hoje temos esse livro disponível na nossa livraria.

A cidade e os cinco macacos, fala de uma pesquisa real feita com macacos, que demonstra como pode-se controlar uma população sem ao menos ela saber porque toma as atitudes que toma, apenas pela lembrança de que as coisas sempre foram dessa forma.

Panelas e o mito da caverna, trata do mito da caverna, antigo, conhecido e usado em filmes como Matrix, esse mito fala da dificuldade de se libertar e fazer com que as pessoas a sua volta se libertem, sem que elas conheçam o que existe além da escravidão e do isolamento que estão agora, a luta de permanecer num lugar pior pelo medo do que há além desse lugar e a descrença em quem se libertou. Esse mito fala de como a maioria das pessoas está tão acostumada a prisão, que se recusa a ser livre e até mataria para continuar preso. O livro A república de Platão onde esse mito é encontrado também está na nossa livraria.

Os idiotas úteis, fala sobre o comportamento de massa de manobra que as pessoas assumem, principalmente durante as eleições, onde elas virão especialistas de assuntos que nunca estudaram, nem nunca se importaram, mas assumem como verdade aquilo que publicam em redes sociais, sem questionar fontes, debater irregularidades e erros, vimos muito isso nessas últimas eleições com o nome novo de Fake News. Sobre esse assunto temos muitos livros na livraria que abordam, ou comentam esse assunto, os próprios livros de Olavo de Carvalho falam sobre isso.

Leiam esses artigos e todos os que foram e serão publicados, leiam livros, leiam tudo que puderem, somente o conhecimento te liberta. Além dos artigos, criamos aqui, como já citado inúmeras vezes, uma livraria com livros que Pierre leu pessoalmente, é um guia para sua liberdade, para te ajudar a pensar e também indicações para você criar gosto pela leitura, se ainda não o tem.


Por Alice Drake

Enviar um comentário

0 Comentários