FRASES

A VERSÃO DA PROPAGANDA POLÍTICA


Quanto mais a situação de um lugar estiver ruim, quanto mais a população esteja destruída, mais a propaganda política vai trabalhar exaustivamente para mostrar uma realidade de um lugar que não existe, criam uma fantasia, enquanto a real população é formada de pessoas dizendo adeus.

Enquanto Juan Guiadó, proclamado presidente da Venezuela, viaja por países em busca de aliados para promover eleições diretas em seu país e derrubar a ditadura de Nícolas Maduro. Enquanto países discutem reter valores no exterior de militares aliados a Maduro. Estados Unidos e Rússia trocam avisos para que não se envolvam numa guerra na Venezuela. Pessoas passam fome no país e acontece uma crise na fronteira. No Twitter de Maduro ele convida os turista para festejar o carnaval na Venezuela.

A propaganda da Venezuela para o Carnaval de 2019 é da “Venezuela tierra de esperanza”, várias imagens de como Venezuela é linda em suas belezas naturais e como tudo passa bem, um convide ao turismo é feito através de vídeos de publicidade de um povo feliz. A realidade é que a Venezuela está a ponto de explodir em guerra e vários países tentam se mobilizar de forma que Maduro apenas desista sem que ela aconteça.

Observe que a manipulação da realidade que acontece agora na Venezuela, é a mesma que vemos em cidades brasileiras, não estamos a ponto de ter uma guerra, mas temos nossas guerras contra facções criminosas estourando cada vez que algum estado decide fazer uma movimentação a favor da nossa segurança e contra a vontade dos criminosos. Não estamos em uma ditadura, mas temos em nossas cidades lideres políticos que se sustentam no poder durante anos que se perdem de vista. E a propaganda política sempre será seu aliado.

Seja qual for o desfecho do que está acontecendo hoje na Venezuela, que possamos levar de lição tudo isso para que não aconteça no nosso país e não sejamos nós a darmos adeus. Que consigamos entender que só a busca do conhecimento que nos fará continuar vendo os fatos, através da fumaça da propaganda.
Por Alice Drake

Enviar um comentário

0 Comentários