FRASES

BARRAGENS EM RISCO

 


Nesse final de semana famílias foram retiradas de suas casas em duas cidades brasileiras por risco de rompimentos nas barragens. Na manhã do Sábado 16 de Março de 2019, foram retiradas 30 pessoas de suas casas perto da hidrelétrica Mello que fica no distrito de Santa Bárbara de Monte Verde no Rio Preto (MG), no caso dessa barragem as famílias foram retiradas por precaução já que a barragem se encontra em alto risco. Na noite do mesmo dia, no Ceará, próximo a barragem Granjeiro, foram evacuadas 250 famílias de suas casas , porque segundo a Defesa Civil uma parede do reservatório teria cedido e feito uma cratera que gerou o risco de rompimento total.

Na época do acidente de Brumadinho, a imprensa divulgou que a ANA, Agência Nacional das Águas, tinha feito um estudo de uma lista de 723 barragens em alto risco no país, sendo 45 classificadas como mais graves, o estudo foi realizado em 2017, essas duas barragens que tiveram que evacuar pessoas próximos devido ao seu risco não estavam na lista de 45 em pior estado.

Na próxima Terça-Feira do dia 19 de Março 2019 está marcada uma reunião da CPI, Comissão Parlamentar de Inquérito,  no Senado que foi instaurada para investigar o acidente em Brumadinho, essa CPI já se dispunha a fazer uma investigação nas demais barragens brasileiras e em vista a necessidade de evacuação dessas pessoas nesse último Sábado fica cada vez mais claro que as nossas barragens precisam ser melhoradas e qualquer problema que ocorrerem nelas não é mais acidente, é omissão. Já tivemos o caso próximos de Mariana e Brumadinho, e esperamos que não tenhamos mais casos para que os responsáveis parem de dizer que foi inesperado. Ficaremos de olho no que acontece com relação a essa investigação e principalmente se algo realmente vai ser feito.


Por Alice Drake

Enviar um comentário

0 Comentários