FRASES

BRIGA ENTRE PODERES?

 

Hoje, 19 de Março de 2019, foi protocolado pelo senador Alessandro Viera um novo requerimento para CPI da Lava Toga. O objetivo dessa CPI, Comissão Parlamentar de Inquérito, é investigar os tribunais superiores e suas decisões, como também possíveis irregularidades que vêm acontecendo nos tribunais superiores. Para que a CPI seja instaurada é necessário de Davi Alcalumbre, o novo presidente do Senado Federal, assinale a continuidade, porém ele já havia se manifestado na Segunda - Feira, 18 de Março de 2019, que investigar os tribunais superiores não faria bem para o país. 

Ao mesmo tempo que o Senado quer investigar o tribunais superiores, em parte motivados pelas últimas decisões que tem ido de encontro com o interesse da população e dificultado investigações, bem como instaurado uma "má fama" aos tribunais superiores por deixarem crimes prescreverem, Dias Tofolli, presidente do Supremo Tribunal Federal, acredita que  exista um "assassinato de reputações" nas mídias sociais que deveria ser investigado, acusando esse movimento de "Fake News", o inquérito criminal aberto por ele em 14 de Março de 2019, investigará até o posicionamento dos procuradores da Lava-Jato.

Todas essas movimentações e articulações tem criado um cenário que alguns acreditam ser uma briga entre os poderes e uma já instaurada crise  institucional no Brasil, ideia que o senador Alessandro Vieira afasta.  A verdade é que com as descobertas de corrupção que aconteceram nos últimos anos e as formas como o STF parece julgar e soltar os envolvidos nessas investigações, muito de encontro ao que a população acreditava ser justo, nenhum dos três poderes tem passado muita credibilidade ao povo. Para muitos qualquer investigação que seja instaurada será útil para punir culpados, mas não vai modificar a nossa já instaurada descrença nos poderes. Sim as investigações são necessárias e devem ser feita. Contudo, paralelo a isso, as reformas precisam ser realizadas também. Com a questão da justiça temos a proposta de Sérgio Moro que tramitará agora. Ficaremos de olho em qualquer novidade e propostas para melhora, mas já sabemos que para os três poderes melhorarem sua reputação, vai ser necessário muitas mudanças.


Por Alice Drake

Enviar um comentário

0 Comentários