FRASES

ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS DE PERNAMBUCO



O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE - PE) lançou uma nova área específica em seu site, onde aparecem as avaliações dos Índices de Transparências dos Municípios de Pernambuco. Nele eles explicam como funciona as avaliações e como são classificados os municípios. Sendo assim o cidadão ganhou uma nova ferramenta para fiscalização.

Além da própria ferramente em si ser interessante, pois é possível entrar na avaliação de cada uma das cidades e ver onde eles são melhores, ou piores, em sua pontuação, é interessante perceber coisas como atualizações em ferramentas de transparência talvez por conta dessa avaliação. O próprio Portal de Transparência da Prefeitura de Panelas que é uma página que vizinhamos com frequência passou uma parte de 2018 sem dados atualizados disponíveis, voltando a ter uma atualização recentemente. Claro que não se pode dizer com veemência que sim foi por conta da avaliação, mas sabemos que na maioria das vezes as coisas só acontecem com fiscalização dura.

Ainda sobre Panelas, em 2018, devo dizer que as piores notas de sua fiscalização são notas relacionadas a Deficientes , Licitações,  Contratos e Instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal. Tendo recebido uma nota zero em todos os itens de avaliação sobre transparência de Contratos, são dois itens relacionados.  Dois zeros e um 4 de 8 em Licitações.   Instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal recebeu 2 zeros de 7 itens. Em outros  a informação de: Constam os dados gerais para o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras de órgãos e entidades recebeu um zero também. Há outras notas onde a Prefeitura de Panelas teve notas medianas e vamos deixar o link direto para o acesso dessa ferramenta também para vocês aqui. Mas devemos dizer que por consultar o site do Tome Conta já tínhamos percebido que as informações de Contratos e Licitações eram bem pouco claras e o TCE-PE parece concordar. Por aqui vamos continuar usando essa e todas as ferramentas para fiscalização que tivermos disponíveis e tudo que descobrirmos informaremos para vocês.

Por Alice Drake

Enviar um comentário

0 Comentários