FRASES

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AUXILIA JUSTIÇA PERNAMBUCANA



A Justiça de Pernambuco resolveu utilizar uma Inteligência Artificial, para fazer o processo de triagem em processos judiciais de dívidas, Elis em 15 dias deu andamento em aproximadamente 70 mil processos, tarefa que na equipe anterior de 11 funcionários  levaria um ano e meio para realizar.

A ideia agora é otimizar outras atribuições para a Inteligência Artificial e levar esse sistema para outras partes do país. A vantagem da utilização da tecnologia em processos jurídicos é a aceleração desses processos que muitas vezes ficam anos e anos sem se movimentarem, gastando verba pública. Os funcionários que trabalhavam nesse setor serão realocados para áreas onde seja necessário mais capacidade de raciocínio, já que o serviço de triagem era considerado mecânico. A criação do sistema também não gerou custos extras por se basear em programas de  licença aberta.

Esse parece o início de uma movimentação na tentativa de acelerar a justiça, se unir a isso a um desburocratização de procedimentos talvez tenhamos mais agilidade no justiça, não só no setor de cobrança de dívidas mais em todo o processo judiciário, há uma possibilidade de mudança e esperamos que essa mudança seja para melhorar as coisas.

Por Alice Drake

Enviar um comentário

0 Comentários