FRASES

DISPUTA PELO COAF



O COAF, Conselho de Controle de Atividades Financeiras, tem como trabalho proteger setores financeiros contra a lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, essa ferramenta recebe, analisa e identifica atividades ilícitas e  comunica para autoridades competentes, além de coordenar troca de informações para combate de ocultação e/ou dissimulação de bens, valores e direitos, pertencia antigamente ao Ministério da Economia e tem sido submetido a Moro nesse momento através de Medida Provisória, sob seu comando os relatórios de inteligência aumentaram em 25% desde a mudança. 

Mesmo assim existe hoje uma movimentação entre o Centrão e a Esquerda para que o COAF volte a pertencer ao Ministério da Economia ao invés de pertencer ao Ministério da Justiça. Como já explicamos diversas vezes as Medidas Provisórias são imediatas, mas para se tornarem lei precisam ser aprovadas no Legislativo e esse parece se movimentar para que essa mudança seja desfeita.

Agora sabendo que o COAF é uma ferramenta usada para investigação de crimes como lavagem de dinheiro e que auxilia as investigações desse tipo em casos de dinheiro que é mandado ao exterior. Qual o interesse político em se tirar de um setor onde a ferramente é usada de forma mais eficiente, para ser devolvida ao setor que funcionava antes? O interesse nós podemos imaginar embora não provar, por enquanto. Vale a pena ver quem são os interessados, quem está a favor do que e quem defende o que. Nós por aqui vamos ficar de olho. E tentar ao máximo possível que não permaneçam na vida pública aqueles que tem interesse próprio nela. E não interesse no que é melhor para o Brasil

Por Alice Drake

Enviar um comentário

0 Comentários