FRASES

5 SITES DE PREFEITURAS DE ALAGOAS SÃO HACKEADOS



Com uma mensagem que não poupava nenhum lado político a página inicial dos sites de 5 prefeituras do interior de Alagoas foram hackeados no dia 24 de Junho de 2019, segundo informações do G1 que entrou no site durante o período do ataque as prefeituras as 14:30 do mesmo dia, as páginas já tinham sido restauradas, as cidades envolvidas foram Mata Grande, Craíbas, Anadia, Ouro Branco e Canapi.




Embora o ataque tenha sido com uma crítica nacional, vale a pena se atentar a um olhar para algumas coisas. Os sites atacados, foram atacados por sua vulnerabilidade? Ainda há muitos municípios que não estão com sites adequados a Lei de Transparência, ou mesmo se adequando tem sua estrutura muito frágil e o Hacker pode ter se aproveitado dessa fragilidade. Seria o ataque a essa região por ser o local original do Hacker, ou ele está chamado atenção a essas localidades por algum motivo?

Numa busca rápida pode se ver por exemplo que no dia 20 de Junho de 2019 o ex-prefeito de Mata Grande Jacob Brandão que estava preso desde Agosto de 2018 por desviar mas de R$ 12 milhões dos cofres da prefeitura, fraudes em licitações,  corrupção e falsidade ideológica, recebeu prisão domiciliar.

Peguei aqui um exemplo de problema de corrupção em uma dessas localidades, um problema que podia ter tido uma punição mais grave mais que foi recentemente abrandada, para fazer uma observação.   Primeiro não estou apoiando o hackeamento. Estou aqui chamando uma atenção a crítica levantada pelo Hacker. Em sua mensagem ele fala sobre "o Silêncio dos bons... Quem aceita o mau sem protestar, coopera com ele". Vamos falar sobre protesto, o protesto nacional é válido em todo lugar, mas arrumar o que está próximo a você também é importante, temos nos focado no macro e não dado atenção ao micro. Já mostrei aqui várias operações investigando fraudes em licitação, mostrando corrupção em seus lugares, então talvez esteja na hora de sempre que fazer uma crítica a corrupção brasileira, colocar no mesmo cestos não só os grandes da corrupção nacional, mas também os da nossa localidade. Eles precisam ser pressionados igualmente, até porque muitos deles, não estão ainda pagando por seus crimes.

Por Alice Drake

Enviar um comentário

0 Comentários