Uma promessa de 2018 que até hoje não foi colocada em ação pela Prefeitura de Panelas, sem que ninguém mais tenha falado do assunto, nem tenham sido feitas nenhuma outra parceria sobre isso... Qualquer um pode chegar a conclusão do motivo da parceria com a COOCENCIPE não ter ido a lugar nenhum.
Não sabe do que eu estou falado? Então eu convido a todos que voltemos na história de promessas da Prefeitura de Panelas. Nos dias 21 e 22 de Agosto de 2018, a quase 2 anos atrás, a Prefeitura de Panelas procurou a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis COOCENCIPE, a procura era para uma parceria para acabar com o lixão, uma importantíssima ação do Município que prometia entregar EPIS (Equipamentos de Proteção Individual) e Ciclolix's (bicicletas coletoras de resíduos sólidos recicláveis em substituição as
carroças), uniformes e salários fixos nos quais os catadores teriam remunerações
aumentadas proporcionalmente de acordo com a produção diárias, isso para
catadores cooperados na COOCENCIPE.
Agora eu pergunto aos Panelenses que tem acompanhado as lives do Dr. Pierre Logan, Genilson Lucena e Ruben Lima, você tem visto catadores uniformizados, com luvas, botas e bicicletas adaptadas ao trabalho de coleta de lixo? Você tem visto o lixão não ser mais usado e apenas ter coleta seletiva no local dele? Não? Eu também não.
Dentre as ações tomadas, fez uma parceria com o aterro de Altinho, que tem a documentação e autorização para recebe o lixo de Panelas desde 2018, mesmo a Prefeitura não tendo usado o aterro até hoje, sem ter dado nenhum motivo para tal. E fez essa parceria com essa cooperativa para coleta seletiva no lixão de Panelas, também em 2018, que nunca foi para frente, já que a prefeitura nunca disponibilizou o equipamentos prometidos para a COOCENCIPE para os catadores de Panelas.
As duas ações foram tomadas após a denúncia. Seriam excelentes ações para regularizar a situação do lixão de Panelas, se essas ações fossem tomadas com a real intensão de melhorar as condições da cidade, mas como as ações nunca foram levadas para frente, abre margem então, para se concluir que foram iniciadas sem conclusão, apenas para por fim a denúncia e para que seus demais mandatos não fossem multados por crime ambiental.
Fica aqui a ideia, se algum prefeito em Panelas realmente quiser melhorar a situação ambiental e de saúde pública, dando fim finalmente ao lixão usar. Mas precisa ter vontade realmente de melhorar a vida da população, não só ter interesse em deixar de ser denunciado. Deixo claro também, que o fato do lixão ter queima ilegal de lixo, estar ativo, com uso contínuo e sem nenhum plano ativo de retirada de resíduos, ele continua podendo ser denunciado e continua cometendo crime ambiental. Promessas sem ação, não evitam denúncia, nem resolvem os problemas.
0 Comentários